Quando uma empresa possui uma estratégia de negócios, a estratégia e o planejamento de marketing se alinham em perfeita harmonia e é assim que a mágica acontece. É quando as pequenas ações diárias alimentam um cenário maior na empresa e começam a surgir os grandes resultados, o retorno do investimento.
O planejamento de marketing é um mapeamento realizado para o lançamento de novos produtos, compreensão do mercado, crescimento da audiência e divulgação da empresa para os clientes que querem o que está sendo vendido.
Com um planejamento bem desenhado, é possível elaborar promoções mais efetivas e de impacto, atingir os consumidores com campanhas segmentadas e acompanhar o sucesso do negócio com indicadores analíticos.
Para entender sua importância, tente imaginar como seria não ter um planejamento. A verba de divulgação e comunicação seriam gastas em suposições sobre onde os potenciais novos clientes estariam e de que precisam. Você não saberia o quanto as campanhas teriam contribuído com suas vendas e nem teria indicadores de resultados para saber em qual direção seguir nas campanhas futuras.
O planejamento pode vir em vários formatos e tipos para diferentes categorias de diversos segmentos de negócios. Alguns destes tipos são:
- Planejamentos anuais
- Planejamento de Conteúdo
- Planejamento de lançamento de produtos
- Planejamento de mídias sociais.
São planejamentos muito mais táticos em sua natureza, e uma das ferramentas mais importantes que uma empresa pode utilizar.
Como Sun Tzu descreve: “a estratégia sem o plano tático é a rota mais lenta para a vitória”. Assim como “o plano tático sem a estratégia é o carro na frente dos bois”.
#agenciarcaoficial #agenciarca #planejamentomarketink #planejamento