Por que sua empresa precisa de um Planejamento de Marketing?

Quando uma empresa possui uma estratégia de negócios, a estratégia e o planejamento de marketing se alinham em perfeita harmonia e é assim que a mágica acontece. É quando as pequenas ações diárias alimentam um cenário maior na empresa e começam a surgir os grandes resultados, o retorno do investimento. 

O planejamento de marketing é um mapeamento realizado para o lançamento de novos produtos, compreensão do mercado, crescimento da audiência e divulgação da empresa para os clientes que querem o que está sendo vendido. 

Com um planejamento bem desenhado, é possível elaborar promoções mais efetivas e de impacto, atingir os consumidores com campanhas segmentadas e acompanhar o sucesso do negócio com indicadores analíticos. 

Para entender sua importância, tente imaginar como seria não ter um planejamento. A verba de divulgação e comunicação seriam gastas em suposições sobre onde os potenciais novos clientes estariam e de que precisam. Você não saberia o quanto as campanhas teriam contribuído com suas vendas e nem teria indicadores de resultados para saber em qual direção seguir nas campanhas futuras. 

O planejamento pode vir em vários formatos e tipos para diferentes categorias de diversos segmentos de negócios. Alguns destes tipos são:

  • Planejamentos anuais
  • Planejamento de Conteúdo
  • Planejamento de lançamento de produtos
  • Planejamento de mídias sociais. 

São planejamentos muito mais táticos em sua natureza, e uma das ferramentas mais importantes que uma empresa pode utilizar. 

Como Sun Tzu descreve: “a estratégia sem o plano tático é a rota mais lenta para a vitória”. Assim como “o plano tático sem a estratégia é o carro na frente dos bois”. 

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